Conteúdos:
-
Unidade, dezena e centena;
-
Adição e Subtração.
Objetivos:
-
Exercitar conceitos e conhecimentos relacionados à unidade, dezena e centena, e
ainda adição e subtração, através de jogos pedagógicos/materiais manipuláveis;
-
Estimular o raciocínio lógico matemático;
-
Desenvolver o convívio com regras.
Justificativa: Considerando as dificuldades
encontradas pelos educandos em internalizar as interações abstratas dos
conceitos de unidade, dezena e centena, e ainda das operações de adição e
subtração no 3º Ano do Ensino Fundamental, produzir-se-á uma oficina pedagógica
com o uso de jogos matemáticos/materiais manipuláveis, tendo em vista que a
aplicação desse método possui características que possibilitam melhores
resultados nos processos de aprendizagem.
Metodologia:
Trabalho
com o geoplano
Primeiramente formar duplas; em
seguida entregar um geoplano de 10 pregos x 10 pregos para cada dupla juntamente
com uma porção de atilhos de borracha. Após, familiarizar os estudantes com o
geoplano (deixar alguns minutos para que formem livremente figuras com as
borrachinhas); depois questionar: quais são as colunas? E as linhas? Quantos pregos
tem em cada? (estimular noções de vertical e horizontal, esquerda e direita;
solicitar que as duplas envolvam determinadas linhas e colunas com as
borrachinhas).
Mais tarde, orientar os aprendizes
para que representem os números naturais no geoplano (o estudante deverá
envolver os pregos que representam as quantidades pedidas, a partir da primeira
coluna – esquerda para a direita; a regra é que em cada coluna só será possível
ocupar 10 pregos; quando passar desta quantidade utilizar outra coluna: por
exemplo, o numeral 13; ocupar os 10 pregos da primeira coluna, e os 3 pregos da
segunda).
Por fim, trabalhar a composição de
números no geoplano (rememorar unidade, dezena e centena). Combinar com os
aprendizes que cada prego equivale a uma unidade; em seguida questionar;
“Então, quanto é uma dezena no geoplano?” – chamar a atenção para as colunas e
linhas; “Como você representaria uma centena? É possível representar duas
centenas?”. Após, orientar para que representem números no geoplano, e em
seguida questionar: “Por exemplo, no número 22, quantas colunas completas você
utilizou? O que representam estas colunas no número 22? Quantas dezenas você
representou? E unidades?”, etc.
Trabalho
com jogo de adição e subtração
Nessa etapa os estudantes (permanecendo
em duplas) irão construir um dominó de adição e subtração. Usando folhas de
cartolina, régua e canetinhas, vão desenhar 28 retângulos de 3x6cm, com uma
linha vertical no meio de cada um, de forma que de um lado estejam as operações
e de outro as respostas (as operações e respostas vão ser escritas no quadro
pelo professor e copiadas pelos alunos nos retângulos). Em seguida, com o uso
de tesourinha, os alunos vão recortar as peças, embaralhar e jogar como um
dominó comum (havendo dificuldades com o cálculo mental, deixar livre para o
uso de feijões no auxílio a contagem e rascunho para armar os cálculos).
Recursos:
-
Geoplanos, borrachinhas, cartolina, régua, canetinha, tesourinhas, feijões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário