quinta-feira, 30 de julho de 2015

SUGESTÃO DE OFICINA DE MATEMÁTICA (UNIDADE, DEZENA, CENTENA/ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

Diego Sebastião Fagundes
Encontro Educacional: SUGESTÃO DE OFICINA DE MATEMÁTICA (UNIDADE ...
Fonte: Google imagens


* Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdos:
- Unidade, dezena e centena;
- Adição e Subtração.

Objetivos:
- Exercitar conceitos e conhecimentos relacionados à unidade, dezena e centena, e ainda adição e subtração, através de jogos pedagógicos/materiais manipuláveis;
- Estimular o raciocínio lógico matemático;
- Desenvolver o convívio com regras.

Justificativa: Considerando as dificuldades encontradas pelos educandos em internalizar as interações abstratas dos conceitos de unidade, dezena e centena, e ainda das operações de adição e subtração no 3º Ano do Ensino Fundamental, produzir-se-á uma oficina pedagógica com o uso de jogos matemáticos/materiais manipuláveis, tendo em vista que a aplicação desse método possui características que possibilitam melhores resultados nos processos de aprendizagem.

Metodologia:

Trabalho com o geoplano

            Primeiramente formar duplas; em seguida entregar um geoplano de 10 pregos x 10 pregos para cada dupla juntamente com uma porção de atilhos de borracha. Após, familiarizar os estudantes com o geoplano (deixar alguns minutos para que formem livremente figuras com as borrachinhas); depois questionar: quais são as colunas? E as linhas? Quantos pregos tem em cada? (estimular noções de vertical e horizontal, esquerda e direita; solicitar que as duplas envolvam determinadas linhas e colunas com as borrachinhas).
            Mais tarde, orientar os aprendizes para que representem os números naturais no geoplano (o estudante deverá envolver os pregos que representam as quantidades pedidas, a partir da primeira coluna – esquerda para a direita; a regra é que em cada coluna só será possível ocupar 10 pregos; quando passar desta quantidade utilizar outra coluna: por exemplo, o numeral 13; ocupar os 10 pregos da primeira coluna, e os 3 pregos da segunda).
            Por fim, trabalhar a composição de números no geoplano (rememorar unidade, dezena e centena). Combinar com os aprendizes que cada prego equivale a uma unidade; em seguida questionar; “Então, quanto é uma dezena no geoplano?” – chamar a atenção para as colunas e linhas; “Como você representaria uma centena? É possível representar duas centenas?”. Após, orientar para que representem números no geoplano, e em seguida questionar: “Por exemplo, no número 22, quantas colunas completas você utilizou? O que representam estas colunas no número 22? Quantas dezenas você representou? E unidades?”, etc.

Trabalho com jogo de adição e subtração

            Nessa etapa os estudantes (permanecendo em duplas) irão construir um dominó de adição e subtração. Usando folhas de cartolina, régua e canetinhas, vão desenhar 28 retângulos de 3x6cm, com uma linha vertical no meio de cada um, de forma que de um lado estejam as operações e de outro as respostas (as operações e respostas vão ser escritas no quadro pelo professor e copiadas pelos alunos nos retângulos). Em seguida, com o uso de tesourinha, os alunos vão recortar as peças, embaralhar e jogar como um dominó comum (havendo dificuldades com o cálculo mental, deixar livre para o uso de feijões no auxílio a contagem e rascunho para armar os cálculos).

Recursos:


- Geoplanos, borrachinhas, cartolina, régua, canetinha, tesourinhas, feijões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário