Fonte: Google Imagens |
A.
Tema
Trabalhando com os sentidos: Tato.
B.
Objetivos
·
Estimular o sentido do tato;
·
Reconhecer objetos através do tato; Realizar
atividade lúdica e prazerosa através de brincadeira educativa.
C.
Proposta de Trabalho
Primeiramente cumprimentar os alunos. Em
seguida explicar como será desenvolvida a atividade no decorrer da prática.
O(a) professor(a) dirá aos alunos que os mesmos ficarão sentados em
semicírculo; em seguida pedirá a atenção das crianças e explicará que nessa
aula será feita uma brincadeira chamada “Adivinhe o que é” (mostrar a caixa de
papelão aos alunos, sem poderem ver o que tem dentro; esta caixa será produzida
de antemão pelo(a) professor(a), sendo que a mesma será encapada com papel
dobradura e enfeitada com figuras de objetos, feitos de papel colorido, sendo
os mesmos recortados e colados ao redor da caixa; com esses mesmos materiais será
escrito na lateral da caixa o nome da brincadeira (“Adivinhe o que é”); falar
que esta caixa está cheia de objetos – trazidos pelo(a) professor(a) – e que
cada aluno será chamado – um por vez, de acordo com o semicírculo, da esquerda
para a direita, o qual terá que sentar numa outra cadeira localizada em posição
estratégica – há uns três metros do semicírculo – onde o(a) professor(a)
vendará seus olhos com uma venda de pano na cor preta; nesse momento o(a)
professor(a) pegará um objeto da caixa, mostrará a todas as outras crianças,
sem falar nada, e porá na mão do aluno que está na vez, aquele com os olhos
vendados, e pedirá que ele diga que objeto é, utilizando apenas o as mãos para
esse fim (nessa etapa explicar para todos os alunos que é preciso haver bastante
silêncio para que haja concentração; dizer que é proibido auxiliar aquele
participante que está tentando adivinhar, devendo todos os outros ficarem em
silêncio; quando houver muita dificuldade, a o(a) professor(a) poderá dar dicas
ao aluno que está tentando adivinhar; estipular um tempo máximo de mais ou
menos cinco minutos; estimular para que os adivinhantes utilizem as mãos – tato
– como forma de tentar descobrir o nome dos objetos; falar em tom de suspense
para motivar as crianças; o(a) professor(a) estará monitorando a movimentação
dos alunos até a cadeira da adivinhação, assim como dos demais; quando cada
criança encerrar sua participação, dar uma salva de palmas; repetir a
brincadeira de forma que os alunos participem três vezes cada um; usar objetos
do cotidiano dos alunos, de acordo com a faixa etária); após a explicação pedir
se têm dúvidas; ao final da atividade perguntar se as crianças gostaram; pedir
suas opiniões; estimular indagações e respostas; por fim, falar da atividade,
explicando que, mesmo com os olhos vendados, é possível identificar objetos,
sendo usadas as mãos para essa finalidade, etc.; por último, agradecer e
despedir-se.
D. Procedimentos
avaliativos
A avaliação será realizada observando
a participação dos alunos na brincadeira, verificando individualmente a reação
de cada um com relação a descoberta dos objeto através do tato (analisando
também o uso de outros artifícios para este fim), e verificando ainda as
relações ocorrentes e decorrentes da prática, assim como o resultado dos
questionamentos finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário