sábado, 6 de junho de 2015

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (ED. INFANTIL - Ciências - Sentidos: Tato)


Fonte: Google Imagens

A. Tema
Trabalhando com os sentidos: Tato.

B. Objetivos
·         Estimular o sentido do tato;
·         Reconhecer objetos através do tato; Realizar atividade lúdica e prazerosa através de brincadeira educativa.

C. Proposta de Trabalho
Primeiramente cumprimentar os alunos. Em seguida explicar como será desenvolvida a atividade no decorrer da prática. O(a) professor(a) dirá aos alunos que os mesmos ficarão sentados em semicírculo; em seguida pedirá a atenção das crianças e explicará que nessa aula será feita uma brincadeira chamada “Adivinhe o que é” (mostrar a caixa de papelão aos alunos, sem poderem ver o que tem dentro; esta caixa será produzida de antemão pelo(a) professor(a), sendo que a mesma será encapada com papel dobradura e enfeitada com figuras de objetos, feitos de papel colorido, sendo os mesmos recortados e colados ao redor da caixa; com esses mesmos materiais será escrito na lateral da caixa o nome da brincadeira (“Adivinhe o que é”); falar que esta caixa está cheia de objetos – trazidos pelo(a) professor(a) – e que cada aluno será chamado – um por vez, de acordo com o semicírculo, da esquerda para a direita, o qual terá que sentar numa outra cadeira localizada em posição estratégica – há uns três metros do semicírculo – onde o(a) professor(a) vendará seus olhos com uma venda de pano na cor preta; nesse momento o(a) professor(a) pegará um objeto da caixa, mostrará a todas as outras crianças, sem falar nada, e porá na mão do aluno que está na vez, aquele com os olhos vendados, e pedirá que ele diga que objeto é, utilizando apenas o as mãos para esse fim (nessa etapa explicar para todos os alunos que é preciso haver bastante silêncio para que haja concentração; dizer que é proibido auxiliar aquele participante que está tentando adivinhar, devendo todos os outros ficarem em silêncio; quando houver muita dificuldade, a o(a) professor(a) poderá dar dicas ao aluno que está tentando adivinhar; estipular um tempo máximo de mais ou menos cinco minutos; estimular para que os adivinhantes utilizem as mãos – tato – como forma de tentar descobrir o nome dos objetos; falar em tom de suspense para motivar as crianças; o(a) professor(a) estará monitorando a movimentação dos alunos até a cadeira da adivinhação, assim como dos demais; quando cada criança encerrar sua participação, dar uma salva de palmas; repetir a brincadeira de forma que os alunos participem três vezes cada um; usar objetos do cotidiano dos alunos, de acordo com a faixa etária); após a explicação pedir se têm dúvidas; ao final da atividade perguntar se as crianças gostaram; pedir suas opiniões; estimular indagações e respostas; por fim, falar da atividade, explicando que, mesmo com os olhos vendados, é possível identificar objetos, sendo usadas as mãos para essa finalidade, etc.; por último, agradecer e despedir-se.

D. Procedimentos avaliativos


A avaliação será realizada observando a participação dos alunos na brincadeira, verificando individualmente a reação de cada um com relação a descoberta dos objeto através do tato (analisando também o uso de outros artifícios para este fim), e verificando ainda as relações ocorrentes e decorrentes da prática, assim como o resultado dos questionamentos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário