quinta-feira, 30 de julho de 2015

SUGESTÃO DE OFICINA DE MATEMÁTICA (NÚMEROS ORDINAIS - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

* Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental
Fonte: Google Imagens


Conteúdos:
- Números ordinais.

Objetivos:
- Compreender o conceito e exercitar aplicações de números ordinais utilizando materiais manipuláveis;
- Estimular o raciocínio lógico matemático e o cálculo mental.

Justificativa: Considerando as dificuldades encontradas pelos educandos em entender o conceito e as aplicações de números ordinais no 3º Ano do Ensino Fundamental, produzir-se-á uma oficina pedagógica com o uso de materiais manipuláveis, tendo em vista que o emprego dessa sistemática possui características que possibilitam melhores resultados nos processos de aprendizagem.

Metodologia:

Trabalho com números ordinais


            Antes de dar início à atividade, rememorar números ordinais em conjunto com os estudantes (conceito, utilização, exemplos, enfim); após, explicar a prática em si (antes de tudo, formar duplas de alunos pelo número da chamada: o 1 e o 2; o 3 e o 4; etc.; em seguida, explicar que vamos utilizar cartolina branca, régua, lápis, borracha, cola e tesoura para confeccionarmos miniaturas de prédios de quatro andares, para que possamos analisar a ordem dos pisos (1º, 2º, 3º e 4º). Mais tarde, orientar que cada participante da dupla fará uma etapa do trabalho (estimular a divisão das tarefas); depois, pedir para os aprendizes riscarem na cartolina um retângulo de 44 x 40 cm; no lado que tem 44 cm marcar quatro divisões, sendo três de 10 cm e uma de 11 cm (essas divisões irão servir para dobrar e montar o corpo do prédio; o 1 cm que sobra da última divisão é onde será colado); já na parte que tem 40 cm marcar cinco divisões de 8 cm (essas divisões apenas delimitarão os andares, sendo que os alunos poderão desenhar janelas nos mesmos). Após o desenho, o recorte, as dobras e a colagem, o prédio estará quase pronto; faltará apenas colar o “teto” que será produzido de acordo com as medidas do prédio; o chão será uma folha de papel dobradura onde todas as duplas fixarão seus prédios. A partir dessa etapa, visualizar com os aprendizes as dimensões do prédio: quanto cm tem de altura, de largura, quanto de altura teria cada apartamento (andar, piso), enfim; em seguida perguntar: “Qual é o 1º andar? E o 2º?” (mostrar que nos prédios a ordem começa de baixo para cima; questionar sobre quantos andares tem o prédio que construíram; propor pequenos desafios: “E se eu quisesse ir do 2º ao 4º andar, quantos teria de percorrer?” Enfim.).

Recursos:

- Tesourinhas, lápis, borracha, cola, cartolina, papel dobradura, régua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário