quinta-feira, 30 de julho de 2015

ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Diego Sebastião Fagundes
RESUMO

Fonte: Google Imagens
A prática de leitura possibilita o desenvolvimento de importantes competências, e o leitor se beneficia à medida que as características do bom texto são interiorizadas e assimiladas. Atualmente, novos formatos têm provocado mudanças na instrumentalização do ato de ler, porém, sem obstruir as qualidades dos meios tradicionais existentes. Já a escola e o professor devem incentivar a leitura, impulsionando saberes.

Palavras-chave: Prática de leitura; Importantes competências; Novos formatos.

1 INTRODUÇÃO

            O ato de ler promove bem mais do que a simples aquisição de habilidades, pois sua intencionalidade concebida de forma profunda e interativa torna o leitor um ser crítico e atuante nas implicações do dia-a-dia.
            Segundo Gontijo (2005), “A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. [...] Permite ao homem situar-se com os outros. Possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação executada principalmente pela televisão”. Sem dúvida as palavras do autor demonstram toda a eficácia social do ato de ler, e o surgimento de novos instrumentos como a internet, por exemplo, disseminam informações e conhecimentos de todo tipo. Embora a importância dos recursos tecnológicos seja incontestável, principalmente na área educacional, é preciso ter cuidado com relação aos conteúdos obtidos através dos meios virtuais, pois sua confiabilidade muitas vezes pode ser questionável.
            Esse artigo traz de forma sucinta e informal reflexões sobre a importância da leitura, demonstrando seus benefícios no meio educacional e na formação de agentes pensantes.

2 A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

            Ler é um exercício e sua prática leva ao desenvolvimento do raciocínio, da criatividade e da ampliação de saberes.
            A leitura é também uma porta que se abre para o conhecimento e para a justiça social, como afirma Souza (2007): “O conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez, possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres; possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos”. Embora se tenha o fato de que o ato de ler é responsável pela emanação da cultura e do crescimento de um povo, sabe-se que em nosso país o número de leitores ainda é pequeno, se comparado a muitos países da Europa, por exemplo.
            Os recursos tecnológicos influenciam decisivamente na prática de leitura, principalmente no que se refere a livre e rápida escolha do gênero – muitas vezes perigoso. Há também influência na forma de escrever, pois nas trocas de mensagens de texto dos celulares e nos bate-papos e postagens nas redes sociais na internet, o que mais se percebe é a liberdade em cometer erros grotescos de ortografia, assim como em abreviar palavras, das quais, muitas, não se entende nada. Penso que estudantes, jovens e adultos que se utilizam dessa linguagem no mundo virtual, certamente podem vir a enfrentar dificuldades, tanto na leitura como na escrita de um modo geral.

            Sendo assim, acredito que a escola possui um papel fundamental no sentido de incentivar a leitura sadia, seja através de meios impressos, seja através de meios virtuais. O professor deve mediar esse processo e viabilizar oportunidades que objetivem o ato de ler, como inclusive aponta Pereira (2007): “[...] o educador preocupado com a formação do gosto pela leitura deve reservar espaços em que proponha atividades novas [...]. Trata-se de operacionalizar espaços na escola e na sala de aula onde a leitura por fruição-prazer possa ser vivenciada pelas crianças e jovens”. Ainda com relação à importância do empenho do professor para o fortalecimento do hábito de leitura, vale ressaltar que não é só a área de Letras ou de Literatura que deve lutar por essa causa, mas também as demais áreas, inclusive as exatas, como Matemática, por exemplo. Assim estará sendo formada uma base mais sólida e globalizada, dentro de um contexto dinâmico e interdisciplinar.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Por fim, verifica-se toda a importância da leitura que, de uma maneira geral, espalha conhecimento e contagia o universo muitas vezes obscuro do leitor.
            Quem lê está em constante movimento e percebe aquilo que se passa ao seu redor. Também está apto a refletir e julgar com bem mais propriedade sobre os acontecimentos ao seu redor, pois a capacidade de interpretação aumenta com a qualidade, volume e ritmo de leitura realizada. Na escola essa prática é ainda mais importante, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno. O educador deve organizar momentos para que a leitura seja edificada e inclusive socializada, como afirma Souza (2007): “Cabe ao professor promover no espaço de aula um espaço interativo, participativo e tentar extrair dos discentes o conhecimento tácito que estes têm para enriquecimento da discussão, uma vez que diversificadas são as multirreferências que compõem cada um”. Dessa forma, entende-se que o trabalho será ainda mais intenso, pois o debate colocará frente a frente os saberes individuais, assim como estará confrontando as diferentes leituras realizadas.
            O docente que não tiver sensibilidade para perceber a importância do ato de ler, certamente deixará irreparáveis lacunas no processo de formação de seus alunos.

5 REFERÊNCIAS

GONTIJO, Antonio T. de S. A importância da leitura na escola de ensino médio: um diferencial de crescimento e enriquecimento cultural, social, intelectual na formação do cidadão no mundo globalizado. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7898> Acesso em: 11 set. 2009.

PEREIRA, Izaides. A importância da leitura nas Séries Iniciais. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/3046/1/a-importancia-da-leitura-nas-series-iniciais/pagina1.html> Acesso em: 11 set. 2009.

SOUZA, Leila. A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente. Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/.../f42e0a81e967e9a4c538a2d0b68.pdf> Acesso em: 11 set. 2009.


READING THE IMPORTANCE

ABSTRACT

The reading practice enables the development of important skills, and the reader benefits as the characteristics of good text are internalized and assimilated. Currently, new formats have led to changes in the exploitation of the act of reading, but without obstructing the qualities of the existing traditional media. Already the school and the teacher must encourage reading, driving knowledge.


Keywords: reading practice; Important skills; New formats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário