Diego Sebastião Fagundes
RESUMO
Fonte: Google Imagens |
A prática de leitura
possibilita o desenvolvimento de importantes competências, e o leitor se
beneficia à medida que as características do bom texto são interiorizadas e
assimiladas. Atualmente, novos formatos têm provocado mudanças na
instrumentalização do ato de ler, porém, sem obstruir as qualidades dos meios
tradicionais existentes. Já a escola e o professor devem incentivar a leitura,
impulsionando saberes.
Palavras-chave:
Prática de leitura; Importantes competências; Novos formatos.
1 INTRODUÇÃO
O ato de ler promove bem mais do que
a simples aquisição de habilidades, pois sua intencionalidade concebida de
forma profunda e interativa torna o leitor um ser crítico e atuante nas
implicações do dia-a-dia.
Segundo Gontijo (2005), “A leitura é
uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. [...] Permite ao homem
situar-se com os outros. Possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista
e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação
executada principalmente pela televisão”. Sem dúvida as palavras do autor
demonstram toda a eficácia social do ato de ler, e o surgimento de novos
instrumentos como a internet, por exemplo, disseminam informações e
conhecimentos de todo tipo. Embora a importância dos recursos tecnológicos seja
incontestável, principalmente na área educacional, é preciso ter cuidado com
relação aos conteúdos obtidos através dos meios virtuais, pois sua
confiabilidade muitas vezes pode ser questionável.
Esse artigo traz de forma sucinta e
informal reflexões sobre a importância da leitura, demonstrando seus benefícios
no meio educacional e na formação de agentes pensantes.
Ler
é um exercício e sua prática leva ao desenvolvimento do raciocínio, da
criatividade e da ampliação de saberes.
A leitura é também uma porta que se
abre para o conhecimento e para a justiça social, como afirma Souza (2007): “O
conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez,
possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres;
possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos”. Embora
se tenha o fato de que o ato de ler é responsável pela emanação da cultura e do
crescimento de um povo, sabe-se que em nosso país o número de leitores ainda é
pequeno, se comparado a muitos países da Europa, por exemplo.
Os recursos tecnológicos influenciam
decisivamente na prática de leitura, principalmente no que se refere a livre e
rápida escolha do gênero – muitas vezes perigoso. Há também influência na forma
de escrever, pois nas trocas de mensagens de texto dos celulares e nos
bate-papos e postagens nas redes sociais na internet, o que mais se percebe é a
liberdade em cometer erros grotescos de ortografia, assim como em abreviar
palavras, das quais, muitas, não se entende nada. Penso que estudantes, jovens
e adultos que se utilizam dessa linguagem no mundo virtual, certamente podem vir
a enfrentar dificuldades, tanto na leitura como na escrita de um modo geral.
Sendo assim, acredito que a escola
possui um papel fundamental no sentido de incentivar a leitura sadia, seja
através de meios impressos, seja através de meios virtuais. O professor deve
mediar esse processo e viabilizar oportunidades que objetivem o ato de ler,
como inclusive aponta Pereira (2007): “[...] o educador preocupado com a
formação do gosto pela leitura deve reservar espaços em que proponha atividades
novas [...]. Trata-se de operacionalizar espaços na escola e na sala de aula
onde a leitura por fruição-prazer possa ser vivenciada pelas crianças e
jovens”. Ainda com relação à importância do empenho do professor para o
fortalecimento do hábito de leitura, vale ressaltar que não é só a área de
Letras ou de Literatura que deve lutar por essa causa, mas também as demais
áreas, inclusive as exatas, como Matemática, por exemplo. Assim estará sendo
formada uma base mais sólida e globalizada, dentro de um contexto dinâmico e interdisciplinar.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por fim, verifica-se toda a
importância da leitura que, de uma maneira geral, espalha conhecimento e
contagia o universo muitas vezes obscuro do leitor.
Quem lê está em constante movimento
e percebe aquilo que se passa ao seu redor. Também está apto a refletir e
julgar com bem mais propriedade sobre os acontecimentos ao seu redor, pois a
capacidade de interpretação aumenta com a qualidade, volume e ritmo de leitura
realizada. Na escola essa prática é ainda mais importante, pois auxilia no
desenvolvimento cognitivo do aluno. O educador deve organizar momentos para que
a leitura seja edificada e inclusive socializada, como afirma Souza (2007): “Cabe
ao professor promover no espaço de aula um espaço interativo, participativo e
tentar extrair dos discentes o conhecimento tácito que estes têm para
enriquecimento da discussão, uma vez que diversificadas são as multirreferências
que compõem cada um”. Dessa forma, entende-se que o trabalho será ainda mais
intenso, pois o debate colocará frente a frente os saberes individuais, assim
como estará confrontando as diferentes leituras realizadas.
O docente que não tiver
sensibilidade para perceber a importância do ato de ler, certamente deixará
irreparáveis lacunas no processo de formação de seus alunos.
5 REFERÊNCIAS
GONTIJO,
Antonio T. de S. A importância da leitura na escola de ensino médio: um
diferencial de crescimento e enriquecimento cultural, social, intelectual na
formação do cidadão no mundo globalizado. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7898>
Acesso em: 11 set. 2009.
PEREIRA,
Izaides. A importância da leitura nas Séries Iniciais. Disponível em:
<http://www.webartigos.com/articles/3046/1/a-importancia-da-leitura-nas-series-iniciais/pagina1.html>
Acesso em: 11 set. 2009.
SOUZA,
Leila. A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente.
Disponível em:
<http://www.cinform.ufba.br/.../f42e0a81e967e9a4c538a2d0b68.pdf> Acesso
em: 11 set. 2009.
READING THE IMPORTANCE
ABSTRACT
The reading
practice enables the development of important skills, and the reader benefits
as the characteristics of good text are internalized and assimilated.
Currently, new formats have led to changes in the exploitation of the act of
reading, but without obstructing the qualities of the existing traditional
media. Already the school and the teacher must encourage reading, driving
knowledge.
Keywords:
reading practice; Important skills; New formats.
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