sábado, 6 de junho de 2015

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Matemática - Multiplicação, memorização da tabuada)


 
Fonte: Google Imagens
A. Tema
Trabalho lúdico com multiplicação e memorização da tabuada.

B. Objetivos
·         Exercitar o cálculo de multiplicação;
·         Memorizar a tabuada através de atividades lúdicas.
 
C. Proposta de Trabalho
            Primeiramente cumprimentar os estudantes. Em seguida explicar como será desenvolvida a atividade no decorrer da prática. O(a) professor(a) iniciará motivando os alunos, perguntando se todos sabem a tabuada, falando de sua importância, e que nessa atividade será utilizado esse conhecimento. Em seguida o(a) professor(a) irá solicitar que os estudantes peguem o caderno de Matemática para anotar e resolver alguns exercícios (o(a) professor(a) irá escrever a data na lousa e depois irá anotar 6 exercícios de multiplicação; esta etapa visa verificar os resultados de como os estudantes estão com relação à tabuada; o(a) professor(a) percorrerá as carteiras a fim de auxiliar os alunos quando surgirem dúvidas):
Exercícios:
a) 82               b) 621            c) 104             d) 98               e) 360            f) 572 
x     2             x     40           x       9          x     5           x        7        x    23

            Passado um período de aproximadamente 25 minutos, o(a) professor(a) solicitará que seja finalizada a tarefa; em seguida o(a) mesmo(a) sorteará 6 alunos para irem até o quadro realizar um exercício cada (de antemão o(a) professor(a) trará papeizinhos com os números da chamada que identificam cada aluno, e também uma caixinha para realizar sorteios durante as atividades propostas no plano de aula); o(a) professor(a) regerá a correção de cada exercício na lousa e auxiliará junto às carteiras. Após a correção dos exercícios o(a) professor(a) pedirá que os estudantes guardem os cadernos e em seguida explicará a próxima atividade, chamada “Dedo rápido” (pedir atenção dos alunos para as explicações; dizer que nessa brincadeira serão formadas duas equipes – A e B – com a mesma quantidade de integrantes cada, sorteados pelos números que identificam cada estudante no caderno de chamada; estas duas equipes formarão uma coluna cada, em frente à lousa, onde estará desenhado um retângulo com vários números dentro, os quais são respostas a operações da tabuada; o(a) professor(a) dirá em voz alta uma operação da tabuada e o participante da vez que colocar primeiro o dedo em cima da resposta certa ganha um ponto para sua equipe; quando chegar a vez, quem estiver competindo deve ficar com as mãos para trás até que o(a) professor(a) diga a operação; se o participante apontar uma resposta errada, o ponto vai para a equipe adversária; se alguém “soprar”, a equipe adversária também ganha um ponto; deverá haver silêncio durante a brincadeira; será disputada uma competição de melhor de cinco rodadas – uma rodada ocorre quando todos os integrantes da equipe participarem uma vez; a ordem da posição dos estudantes na coluna da sua respectiva equipe não pode ser alterada numa mesma rodada; a equipe que vencer três rodadas é a vencedora; o(a) professor(a) auxiliará na organização e orientação das equipes durante a brincadeira, incluindo a anotação dos pontos. Depois dessa brincadeira o(a) professor(a) fará socialização, perguntando se a turma gostou da brincadeira, se foi difícil, entre outros questionamentos. Ao final, agradecer e despedir-se dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário