A.
Tema
Trabalho lúdico com multiplicação e memorização da
tabuada.
B.
Objetivos
·
Exercitar o cálculo de multiplicação;
·
Memorizar a tabuada através de atividades
lúdicas.
C.
Proposta de Trabalho
Primeiramente
cumprimentar os estudantes. Em seguida explicar como será desenvolvida a
atividade no decorrer da prática. O(a) professor(a) iniciará motivando os
alunos, perguntando se todos sabem a tabuada, falando de sua importância, e que
nessa atividade será utilizado esse conhecimento. Em seguida o(a) professor(a)
irá solicitar que os estudantes peguem o caderno de Matemática para anotar e
resolver alguns exercícios (o(a) professor(a) irá escrever a data na lousa e
depois irá anotar 6 exercícios de multiplicação; esta etapa visa verificar os
resultados de como os estudantes estão com relação à tabuada; o(a) professor(a)
percorrerá as carteiras a fim de auxiliar os alunos quando surgirem dúvidas):
Exercícios:
a) 82 b)
621 c) 104 d) 98 e) 360 f)
572
x 2
x 40 x 9 x 5 x
7 x
23
Passado
um período de aproximadamente 25 minutos, o(a) professor(a) solicitará que seja
finalizada a tarefa; em seguida o(a) mesmo(a) sorteará 6 alunos para irem até o
quadro realizar um exercício cada (de antemão o(a) professor(a) trará papeizinhos
com os números da chamada que identificam cada aluno, e também uma caixinha
para realizar sorteios durante as atividades propostas no plano de aula); o(a)
professor(a) regerá a correção de cada exercício na lousa e auxiliará junto às
carteiras. Após a correção dos exercícios o(a) professor(a) pedirá que os
estudantes guardem os cadernos e em seguida explicará a próxima atividade,
chamada “Dedo rápido” (pedir atenção dos alunos para as explicações; dizer que
nessa brincadeira serão formadas duas equipes – A e B – com a mesma quantidade
de integrantes cada, sorteados pelos números que identificam cada estudante no
caderno de chamada; estas duas equipes formarão uma coluna cada, em frente à
lousa, onde estará desenhado um retângulo com vários números dentro, os quais
são respostas a operações da tabuada; o(a) professor(a) dirá em voz alta uma
operação da tabuada e o participante da vez que colocar primeiro o dedo em cima
da resposta certa ganha um ponto para sua equipe; quando chegar a vez, quem
estiver competindo deve ficar com as mãos para trás até que o(a) professor(a)
diga a operação; se o participante apontar uma resposta errada, o ponto vai para
a equipe adversária; se alguém “soprar”, a equipe adversária também ganha um
ponto; deverá haver silêncio durante a brincadeira; será disputada uma
competição de melhor de cinco rodadas – uma rodada ocorre quando todos os
integrantes da equipe participarem uma vez; a ordem da posição dos estudantes
na coluna da sua respectiva equipe não pode ser alterada numa mesma rodada; a
equipe que vencer três rodadas é a vencedora; o(a) professor(a) auxiliará na
organização e orientação das equipes durante a brincadeira, incluindo a
anotação dos pontos. Depois dessa brincadeira o(a) professor(a) fará
socialização, perguntando se a turma gostou da brincadeira, se foi difícil,
entre outros questionamentos. Ao final, agradecer e despedir-se dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário