Fonte: Google Imagens |
A.
Tema
Valores no contexto
escolar
B.
Objetivos
·
Reconhecer a escola como importante mediadora
na formação do conhecimento específico e de valores;
·
Socializar opiniões sobre o que cada aluno pensa
da escola, com ênfase à importância da mesma para a vida.
C.
Desenvolvimento da aula
Primeiramente cumprimentar os alunos.
Em seguida explicar como será desenvolvida a atividade. Pedir atenção aos
estudantes e explicar que nessa aula estudaremos um poema de Paulo Freire
(perguntar se já ouviram falar de Paulo Freire, falar de seu trabalho, de sua
importância, enfim); após, passar na lousa o poema com o título “Escola”, onde
os alunos irão copiar, e em seguida serão realizadas algumas atividades:
Escola
Escola é...
O lugar onde se faz amigos.
Não se trata só de prédios,
salas, quadros,
programas, horários,
conceitos.
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que
estuda,
que alegra, se conhece, se
estima.
O diretor é gente,
o coordenador é gente,
o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez
melhor
na medida em que cada um
se comporte
como colega, amigo, irmão.
Nada de ilha cercada de
gente
por todos os lados.
Nada de conviver com as
pessoas
e descobrir que não
tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo
que forma parede,
indiferente, frio,
só...
Importante na Escola,
não é só estudar,
não é só trabalhar.
É também criar laços de
amizade.
É criar ambiente de
camaradagem.
É conviver, é ser “amarrado
nela”.
Ora é lógico...
Numa Escola assim vai ser
fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
SER FELIZ!
Paulo
Freire
Em seguida pedir que cada aluno,
depois de copiar, leia silenciosamente o poema; depois que todos tiverem
copiado e lido de forma silenciosa, solicitar que alguns alunos leiam oralmente
cada um uma estrofe do poema (após a leitura oral, iniciar questionamento
verbal sobre o poema: “Vocês viram que o poema fala da escola; e então, para
vocês, a escola é o lugar de quê? Há espaço para diversão, amizade? Que valores
vivemos no dia-a-dia na escola? Enfim; deixar que os alunos falem
espontaneamente, e também indagar individualmente); após este momento, passar
duas atividades no quadro:
Atividades:
1)
Paulo Freire destaca no poema “Escola” a importância das relações humanas no
ambiente escolar; você considera estas relações importantes para a construção
do seu conhecimento? Elas auxiliam nos seus estudos? Por quê?
2)
Em sua opinião o que significa a frase: “Escola é, sobretudo, gente”.
Logo depois coordenar a leitura das
respostas, sendo lidas algumas em voz alta; mais tarde falar que, para
finalizarmos a aula, faremos uma dinâmica (solicitar que os alunos peguem suas
cadeiras e sentem-se no formato de círculo; explicar que será usado um novelo
de lã; esse novelo de lã será jogado nas mãos dos colegas, um de cada vez;
aquele aluno que tiver o novelo nas mãos deverá responder a pergunta: “Quais valores você não tem observado na
escola, que acha que estão em falta, e que em sua opinião poderiam melhorar as
atividades diárias e as relações como um todo?”; depois de responder, o
aluno escolhe para quem quer jogar o novelo, e aquele que recebeu continua
respondendo, sucessivamente, até todos terem participado; no final, poderá ser
visualizada a formação de uma grande “teia” de lã; por fim, realizar
procedimento avaliativo (a avaliação também é feita
durante a aula em diversos momentos, através da observação das ações e dos
resultados obtidos), socializando a dinâmica e solicitando a opinião dos
alunos; ao final, despedir-se da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário