sábado, 6 de junho de 2015

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (2º ANO DO ENSINO MÉDIO – Filosofia - Valorização da escola - Paulo Freire)

Fonte: Google Imagens


A. Tema

Valores no contexto escolar

B. Objetivos

·         Reconhecer a escola como importante mediadora na formação do conhecimento específico e de valores;
·         Socializar opiniões sobre o que cada aluno pensa da escola, com ênfase à importância da mesma para a vida.

C. Desenvolvimento da aula

Primeiramente cumprimentar os alunos. Em seguida explicar como será desenvolvida a atividade. Pedir atenção aos estudantes e explicar que nessa aula estudaremos um poema de Paulo Freire (perguntar se já ouviram falar de Paulo Freire, falar de seu trabalho, de sua importância, enfim); após, passar na lousa o poema com o título “Escola”, onde os alunos irão copiar, e em seguida serão realizadas algumas atividades:

Escola

Escola é...
O lugar onde se faz amigos.
Não se trata só de prédios,
salas, quadros,
programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda,
que alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
o coordenador é gente,
o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte
como colega, amigo, irmão.

Nada de ilha cercada de gente
por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas
e descobrir que não
tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo
que forma parede,
indiferente, frio, só... 

Importante na Escola,
não é só estudar,
não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade.
É criar ambiente de camaradagem.
É conviver, é ser “amarrado nela”.
Ora é lógico...
Numa Escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
SER FELIZ!
Paulo Freire

Em seguida pedir que cada aluno, depois de copiar, leia silenciosamente o poema; depois que todos tiverem copiado e lido de forma silenciosa, solicitar que alguns alunos leiam oralmente cada um uma estrofe do poema (após a leitura oral, iniciar questionamento verbal sobre o poema: “Vocês viram que o poema fala da escola; e então, para vocês, a escola é o lugar de quê? Há espaço para diversão, amizade? Que valores vivemos no dia-a-dia na escola? Enfim; deixar que os alunos falem espontaneamente, e também indagar individualmente); após este momento, passar duas atividades no quadro:
Atividades:
1) Paulo Freire destaca no poema “Escola” a importância das relações humanas no ambiente escolar; você considera estas relações importantes para a construção do seu conhecimento? Elas auxiliam nos seus estudos? Por quê?
2) Em sua opinião o que significa a frase: “Escola é, sobretudo, gente”.


Logo depois coordenar a leitura das respostas, sendo lidas algumas em voz alta; mais tarde falar que, para finalizarmos a aula, faremos uma dinâmica (solicitar que os alunos peguem suas cadeiras e sentem-se no formato de círculo; explicar que será usado um novelo de lã; esse novelo de lã será jogado nas mãos dos colegas, um de cada vez; aquele aluno que tiver o novelo nas mãos deverá responder a pergunta: “Quais valores você não tem observado na escola, que acha que estão em falta, e que em sua opinião poderiam melhorar as atividades diárias e as relações como um todo?”; depois de responder, o aluno escolhe para quem quer jogar o novelo, e aquele que recebeu continua respondendo, sucessivamente, até todos terem participado; no final, poderá ser visualizada a formação de uma grande “teia” de lã; por fim, realizar procedimento avaliativo (a avaliação também é feita durante a aula em diversos momentos, através da observação das ações e dos resultados obtidos), socializando a dinâmica e solicitando a opinião dos alunos; ao final, despedir-se da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário