Diego Sebastião Fagundes
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RESUMO
A utilização de dados
estatísticos se faz presente nas mais diversas áreas e sua importância cresce à
medida que a necessidade de resultados precisos também aumenta de forma
significativa. Na escola não deve ser diferente, pois os vários indicadores auxiliam
na tomada de boas decisões; já na sala de aula os alunos precisam aprender a
trabalhar com estatística para criticar e realizar uma melhor análise de
confiabilidade daquilo que lhes é apresentado no dia-a-dia através da mídia.
Palavras-chave:
Estatística; Escola; Análise de confiabilidade.
1 INTRODUÇÃO
É através de apontamentos
estatísticos que vários setores como governos e empresas gerenciam melhor suas atividades,
obtendo padrões de eficácia e de desempenho bem superiores.
Já nas escolas isso às vezes passa
despercebido pelos gestores que não se dão conta dos altos índices de
repetência, de evasão, da diminuição de alunos etc., e então, sem uma
verdadeira análise, demoram muito mais para encontrar soluções para determinado
problema.
O estudo de estatística na educação
básica é bastante limitado, e por isso os acadêmicos acabam encontrando
dificuldades com essa disciplina no Ensino Superior, ficando inclusive mais
expostos a julgamentos errôneos.
Esse artigo trata da importância do
estudo e conhecimento de Estatística no cotidiano escolar, tanto pelos gestores
quanto por professores e alunos.
2 ESTATÍSTICA: SUBSÍDIO
IMPRESCINDÍVEL NA GESTÃO ESCOLAR
Na
administração das escolas a coleta de dados estatísticos (número de alunos,
porcentagem de masculinos e femininos, defasagem idade/série, índices de
repetência, enfim) se faz presente em inúmeras etapas do trabalho, no entanto, na
maioria das vezes, os mesmos são enviados às Secretarias de Educação, que por
sua vez enviam ao Ministério da Educação, que é quem se encarrega de realizar a
demorada análise dos dados. Ou seja, delongam-se anos para que se verifique que
os indicadores de repetência, por exemplo, estão muito elevados em uma determinada
escola, e aí a solução que precisava ser rápida acaba se prolongando ainda
mais, e os alunos ficam sendo os verdadeiros prejudicados com um ensino de má
qualidade que teve como agente apassivador a gestão da escola, pois foi a
primeira a ter acesso aos dados de elevada repetência, e era então quem poderia
buscar melhorias imediatamente.
3 A IMPORTÂNCIA DA
ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA
O professor deve trabalhar
estatística não só com o intuito de que o aluno compreenda os conhecimentos
específicos dessa ciência, mas principalmente com a intenção de que o mesmo
desenvolva competências para realizar a análise crítica de dados, gráficos e
tabelas.
Segundo Paris21 (2000),
“Estatísticas de boa qualidade (...) aprimoram a transparência e a
responsabilidade quanto à prestação de contas na elaboração de políticas
públicas, dois elementos essenciais para uma governança adequada, pois permitem
que os eleitores avaliem o sucesso de políticas governamentais (...)”. Nesse
trecho percebe-se a importância dos dados estatísticos no que se refere ao
campo político, pois, através deles, a população tem a oportunidade de
fiscalizar e opinar sobre a aplicação dos recursos públicos. Por outro lado, é
necessário que o cidadão esteja bem informado e também enrustido de um mínimo de
conhecimento estatístico, porque senão correrá o risco de ser enganado por
informações distorcidas e enganosas, como por exemplo, gráficos mal elaborados.
Daí a importância da estatística em sala de aula, pois é na fase escolar que
estará sendo formada uma base sólida nesse sentido.
O estudo de estatística e
probabilidade pode envolver várias áreas do conhecimento, como descreve Lisbeth
K. Cordani (2000): “(...) o conhecimento de elementos de Probabilidade e
Estatística por parte dos alunos facilitará a realização de trabalhos
interdisciplinares e os professores serão os facilitadores deste
desenvolvimento”. Sendo assim, abre-se a possibilidade de serem analisados
indicadores como mortalidade infantil, crescimento populacional, dados da
própria turma ou escola, da casa do educando, índices agrícolas, de preços,
enfim. Esse trabalho interdisciplinar será ainda mais atraente aos alunos e
menos distante também.
4 CONCLUSÃO
Por fim, percebe-se a importância da
estatística para os diversos segmentos da sociedade, inclusive a escola.
No ambiente escolar, o uso de estatística
acontece frequentemente através do levantamento de dados pela administração das
instituições, no entanto, é preciso que as mesmas realizem também a análise
imediata dos indicadores obtidos, e ajam a partir deles. Em sala de aula, o
professor deve levar o aluno a desconfiar das apresentações estatísticas que
observa no dia-a-dia, criticando-as.
5 REFERÊNCIAS
CORDANI, Lisbeth
K. Estatística para todos. Disponível em: <http://wwwredabe.org.br>
Acesso em: 25 mai. 2009.
PARIS21.
A importância da estatística no desenvolvimento mundial. Disponível em:
<http://www.paris21.org/documents/2575.pdf> Acesso em: 25 mai. 2009.
STATISTICS ON SCHOOL EVERYDAY
ABSTRACT
The use of
statistics is present in several areas and their importance grows as the need
for accurate results also increases significantly. The school should not be
different because the various indicators help in making good decisions; already
in the classroom students need to learn to work with statistics to criticize
and achieve better reliability analysis of what is presented to them on a
day-to-day through the media.
Keywords:
Statistics; School; Reliability analysis.
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