quinta-feira, 30 de julho de 2015

ARTIGO: A ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Diego Sebastião Fagundes

Fonte: Google Imagens
RESUMO

A utilização de dados estatísticos se faz presente nas mais diversas áreas e sua importância cresce à medida que a necessidade de resultados precisos também aumenta de forma significativa. Na escola não deve ser diferente, pois os vários indicadores auxiliam na tomada de boas decisões; já na sala de aula os alunos precisam aprender a trabalhar com estatística para criticar e realizar uma melhor análise de confiabilidade daquilo que lhes é apresentado no dia-a-dia através da mídia.

Palavras-chave: Estatística; Escola; Análise de confiabilidade.


1 INTRODUÇÃO

            É através de apontamentos estatísticos que vários setores como governos e empresas gerenciam melhor suas atividades, obtendo padrões de eficácia e de desempenho bem superiores.
            Já nas escolas isso às vezes passa despercebido pelos gestores que não se dão conta dos altos índices de repetência, de evasão, da diminuição de alunos etc., e então, sem uma verdadeira análise, demoram muito mais para encontrar soluções para determinado problema.
O estudo de estatística na educação básica é bastante limitado, e por isso os acadêmicos acabam encontrando dificuldades com essa disciplina no Ensino Superior, ficando inclusive mais expostos a julgamentos errôneos.
            Esse artigo trata da importância do estudo e conhecimento de Estatística no cotidiano escolar, tanto pelos gestores quanto por professores e alunos.


2 ESTATÍSTICA: SUBSÍDIO IMPRESCINDÍVEL NA GESTÃO ESCOLAR

            Na administração das escolas a coleta de dados estatísticos (número de alunos, porcentagem de masculinos e femininos, defasagem idade/série, índices de repetência, enfim) se faz presente em inúmeras etapas do trabalho, no entanto, na maioria das vezes, os mesmos são enviados às Secretarias de Educação, que por sua vez enviam ao Ministério da Educação, que é quem se encarrega de realizar a demorada análise dos dados. Ou seja, delongam-se anos para que se verifique que os indicadores de repetência, por exemplo, estão muito elevados em uma determinada escola, e aí a solução que precisava ser rápida acaba se prolongando ainda mais, e os alunos ficam sendo os verdadeiros prejudicados com um ensino de má qualidade que teve como agente apassivador a gestão da escola, pois foi a primeira a ter acesso aos dados de elevada repetência, e era então quem poderia buscar melhorias imediatamente.

3 A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA

            O professor deve trabalhar estatística não só com o intuito de que o aluno compreenda os conhecimentos específicos dessa ciência, mas principalmente com a intenção de que o mesmo desenvolva competências para realizar a análise crítica de dados, gráficos e tabelas.
            Segundo Paris21 (2000), “Estatísticas de boa qualidade (...) aprimoram a transparência e a responsabilidade quanto à prestação de contas na elaboração de políticas públicas, dois elementos essenciais para uma governança adequada, pois permitem que os eleitores avaliem o sucesso de políticas governamentais (...)”. Nesse trecho percebe-se a importância dos dados estatísticos no que se refere ao campo político, pois, através deles, a população tem a oportunidade de fiscalizar e opinar sobre a aplicação dos recursos públicos. Por outro lado, é necessário que o cidadão esteja bem informado e também enrustido de um mínimo de conhecimento estatístico, porque senão correrá o risco de ser enganado por informações distorcidas e enganosas, como por exemplo, gráficos mal elaborados. Daí a importância da estatística em sala de aula, pois é na fase escolar que estará sendo formada uma base sólida nesse sentido.
            O estudo de estatística e probabilidade pode envolver várias áreas do conhecimento, como descreve Lisbeth K. Cordani (2000): “(...) o conhecimento de elementos de Probabilidade e Estatística por parte dos alunos facilitará a realização de trabalhos interdisciplinares e os professores serão os facilitadores deste desenvolvimento”. Sendo assim, abre-se a possibilidade de serem analisados indicadores como mortalidade infantil, crescimento populacional, dados da própria turma ou escola, da casa do educando, índices agrícolas, de preços, enfim. Esse trabalho interdisciplinar será ainda mais atraente aos alunos e menos distante também.


4 CONCLUSÃO

Por fim, percebe-se a importância da estatística para os diversos segmentos da sociedade, inclusive a escola.
No ambiente escolar, o uso de estatística acontece frequentemente através do levantamento de dados pela administração das instituições, no entanto, é preciso que as mesmas realizem também a análise imediata dos indicadores obtidos, e ajam a partir deles. Em sala de aula, o professor deve levar o aluno a desconfiar das apresentações estatísticas que observa no dia-a-dia, criticando-as.


5 REFERÊNCIAS

CORDANI, Lisbeth K. Estatística para todos. Disponível em: <http://wwwredabe.org.br> Acesso em: 25 mai. 2009.

PARIS21. A importância da estatística no desenvolvimento mundial. Disponível em: <http://www.paris21.org/documents/2575.pdf> Acesso em: 25 mai. 2009.


STATISTICS ON SCHOOL EVERYDAY
 
 
ABSTRACT

The use of statistics is present in several areas and their importance grows as the need for accurate results also increases significantly. The school should not be different because the various indicators help in making good decisions; already in the classroom students need to learn to work with statistics to criticize and achieve better reliability analysis of what is presented to them on a day-to-day through the media.


Keywords: Statistics; School; Reliability analysis.

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