quinta-feira, 30 de julho de 2015

SUGESTÃO DE OFICINA DE MATEMÁTICA (NÚMEROS NATURAIS E NÚMEROS ROMANOS - 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

Fonte: Google Imagens
* Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdos:
- Números naturais (operações, cálculos);
- Números romanos.

Objetivos:
- Resolver cálculos envolvendo operações com números naturais através de jogos, dinâmicas e brincadeiras;
- Compreender o conceito e exercitar aplicações de números romanos utilizando jogos;
- Estimular o raciocínio lógico matemático e o cálculo mental.

Justificativa: Considerando as dificuldades encontradas pelos educandos em resolver cálculos envolvendo operações com números naturais, e ainda em entender o conceito e as aplicações de números romanos no 5º Ano do Ensino Fundamental, produzir-se-á uma oficina pedagógica com o uso de jogos, dinâmicas e brincadeiras, tendo em vista que o emprego dessa sistemática possui características que possibilitam melhores resultados nos processos de aprendizagem.

Metodologia:

Trabalho com números naturais

            Bingo da tabuada: Distribuir para cada aluno duas cartelas contendo os resultados da tabuada, juntamente com um pouco de feijões; em seguida, explicar a atividade (falar para os estudantes que esse jogo funciona basicamente como um bingo normal: o professor retira de uma bolsinha um papelzinho contendo uma operação da tabuada e a fala para todos; aqueles que tiverem a resposta em suas cartelas colocam um feijão em cima (o professor não diz a resposta, mas anota em um papel para conferir com o vencedor no final; os alunos podem conversar e o professor auxilia se persistirem dúvidas); e assim sucessivamente; vence aquele que preencher primeiro as duas cartelas. Mais tarde, deixar os aprendizes sugerirem novas regras).

Trabalho com jogo sobre números romanos

            Antes de dar início à atividade, relembrar números romanos em conjunto com os estudantes (conceito, utilização, exemplos, enfim); após, explicar a prática em si (antes de tudo, formar duplas de alunos pelo número da chamada: o 1 e o 2; o 3 e o 4; etc.; em seguida, explicar que vamos utilizar cartolina, régua, lápis, borracha, canetinha, tesoura para confeccionarmos um dominó sobre números romanos; os aprendizes vão desenhar 28 retângulos de 3x6cm, com uma linha vertical no meio de cada um, de forma que de um lado estejam operações simples de adição ou subtração (5+3; 60-10; etc.) e do outro respostas na forma de números romanos (XIV; XL; etc.) (as operações e respostas vão ser escritas no quadro pelo professor e copiadas pelos alunos nos retângulos). Em seguida, com o uso de tesourinha, os alunos vão recortar as peças, embaralhar e jogar como um dominó comum (havendo possíveis dificuldades, auxiliar as duplas inclusive com a ajuda do quadro).

Recursos:

- Jogos, folhas de rascunho, lápis de escrever, borracha, quadro, giz, tesourinhas, canetinha, cartolina, régua.

2 comentários:

  1. Excelente sugestão. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Contribuir com sugestões para um fazer pedagógico significativo torna a docência ainda mais prazerosa e contribui para a construção de um modelo educacional mais positivo.

      Excluir