Fonte: Google Imagens |
* Turma:
5º Ano do Ensino Fundamental
Conteúdos:
-
Números naturais (operações, cálculos);
-
Números romanos.
Objetivos:
-
Resolver cálculos envolvendo operações com números naturais através de jogos,
dinâmicas e brincadeiras;
-
Compreender o conceito e exercitar aplicações de números romanos utilizando jogos;
-
Estimular o raciocínio lógico matemático e o cálculo mental.
Justificativa: Considerando as dificuldades
encontradas pelos educandos em resolver cálculos envolvendo operações com
números naturais, e ainda em entender o conceito e as aplicações de números romanos
no 5º Ano do Ensino Fundamental, produzir-se-á uma oficina pedagógica com o uso
de jogos, dinâmicas e brincadeiras, tendo em vista que o emprego dessa
sistemática possui características que possibilitam melhores resultados nos
processos de aprendizagem.
Metodologia:
Trabalho
com números naturais
Bingo
da tabuada: Distribuir para cada aluno duas cartelas contendo os resultados
da tabuada, juntamente com um pouco de feijões; em seguida, explicar a
atividade (falar para os estudantes que esse jogo funciona basicamente como um
bingo normal: o professor retira de uma bolsinha um papelzinho contendo uma
operação da tabuada e a fala para todos; aqueles que tiverem a resposta em suas
cartelas colocam um feijão em cima (o professor não diz a resposta, mas anota
em um papel para conferir com o vencedor no final; os alunos podem conversar e
o professor auxilia se persistirem dúvidas); e assim sucessivamente; vence
aquele que preencher primeiro as duas cartelas. Mais tarde, deixar os aprendizes
sugerirem novas regras).
Trabalho
com jogo sobre números romanos
Antes de dar início à atividade, relembrar
números romanos em conjunto com os estudantes (conceito, utilização, exemplos,
enfim); após, explicar a prática em si (antes de tudo, formar duplas de alunos pelo
número da chamada: o 1 e o 2; o 3 e o 4; etc.; em seguida, explicar que vamos
utilizar cartolina, régua, lápis, borracha, canetinha, tesoura para
confeccionarmos um dominó sobre números romanos; os aprendizes vão desenhar 28
retângulos de 3x6cm, com uma linha vertical no meio de cada um, de forma que de
um lado estejam operações simples de adição ou subtração (5+3; 60-10; etc.) e
do outro respostas na forma de números romanos (XIV; XL; etc.) (as operações e
respostas vão ser escritas no quadro pelo professor e copiadas pelos alunos nos
retângulos). Em seguida, com o uso de tesourinha, os alunos vão recortar as
peças, embaralhar e jogar como um dominó comum (havendo possíveis dificuldades,
auxiliar as duplas inclusive com a ajuda do quadro).
Recursos:
-
Jogos, folhas de rascunho, lápis de escrever, borracha, quadro, giz, tesourinhas,
canetinha, cartolina, régua.
Excelente sugestão. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado! Contribuir com sugestões para um fazer pedagógico significativo torna a docência ainda mais prazerosa e contribui para a construção de um modelo educacional mais positivo.
Excluir