sábado, 25 de julho de 2015

ARTIGO: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Fonte: Google Imagens
Diego Sebastião Fagundes

RESUMO

Estudos sobre as antigas civilizações revelam que já naquela época havia uma certa preocupação com a coleta, análise e divulgação de determinados dados, incorrendo inclusive nas tomadas de decisões dos governos locais. Hoje probabilidade e estatística percorrem praticamente juntas um campo muito abrangente e que, sem dúvida, é inerente a vida da grande maioria da população mundial.

Palavras-chave: Estatística e probabilidade; Campo abrangente; População mundial.


1 INTRODUÇÃO

   O estudo de probabilidade e estatística surgiu como um mecanismo muito eficaz no momento em que o homem procurava por novas formas de melhor gerir determinados acontecimentos e informações da sua realidade.
      Hoje em dia o trabalho com tratamento de informações está difundido no mundo inteiro, e suas aplicações influenciam ações e relações em todo tipo de atividade, como agricultura, economia, saúde, vendas, etc.
   Esse artigo relata alguns aspectos sobre o início da utilização da estatística e probabilidade nos mais diversos ramos, assim como o desenvolvimento de sua trajetória ao longo da história e respectiva importância no mundo atual.


2 ORIGENS HISTÓRICAS

    No princípio, os fenômenos estranhos eram vistos com muito misticismo e crendice pelas pessoas, como descreve Rotunno (2007), ao relatar a reação de uma comunidade frente a um acontecimento desconhecido: “Ao tentar justificar sua existência, recorriam a ações de forças ocultas, mágicas ou sagradas. Faziam isso, simplesmente, por uma questão de opinião, sem atribuir juízos de valores”. Como se percebe, os ideais sobrenaturais e religiosos predominavam, pois a consciência ainda era amplamente dominada por pressupostos irracionais.
   Com o passar do tempo, os administradores dos grandes impérios perceberam que era preciso utilizar pesquisas e registros das sequências de alguns acontecimentos – como a quantidade de crianças que nasciam em determinado período, ou quando que ocorriam as melhores chuvas – para melhor organizar e administrar seus domínios. A partir daí poderiam prever o controle de mão-de-obra, de guerreiros, e ainda as melhores épocas para o plantio.
  Desde então, o estudo de probabilidade e estatística tem percorrido a história da humanidade, porém, só no último século é que ganhou força como um verdadeiro “termômetro” dos acontecimentos, indicando variações e tendências diversas.


3 IMPORTÂNCIA DA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA HOJE

  Segundo a Profª. Maria Teresinha Pamplona (2008, p.5), “Pode-se dizer que hoje a probabilidade está fortemente unida à estatística, uma ciência que emprega métodos matemáticos para a coleção, organização e interpretação de dados, com aplicações em praticamente todas as ciências”. Isso significa dizer que existe um laço muito estreito entre as duas atividades, no entanto, uma pode funcionar sem a outra normalmente.
  Hoje, o suporte da teoria estatística e probabilística está presente em diversos segmentos, como processos de eleições, pesquisas de mercado, previsão do tempo, loterias, indicadores socioeconômicos, enfim. É difícil imaginar viver sem o auxílio dessas ciências que ajudam inclusive na tomada de decisões para a melhoria das condições de vida da população. Na escola, o estudo de probabilidade e estatística também toma fôlego, à medida que os assuntos do cotidiano são trazidos para a sala de aula, discutidos e tratados.


4 CONCLUSÃO

   Viu-se, portanto, que a necessidade de reunir informações é que deu origem ao trabalho com probabilidade e estatística, e que sua trajetória ao longo dos séculos culminou na importante ciência de tratamento de dados existente hoje.
   A cada dia que passa nos tornamos mais dependentes de referenciais estatísticos e probabilísticos, e a busca por profissionais qualificados emerge no cenário mundial. Já a credibilidade quanto aos indicadores também tem crescido nos últimos anos, devido principalmente à inserção de novas tecnologias de informática que realizam cálculos com mais precisão e consequentemente margens de erro menores.


5 REFERÊNCIAS


PAMPLONA, Profª. Maria Teresinha. Probabilidade e estatística, caderno de estudos. Indaial: Asselvi, 2008. p. 5.

ROTUNNO, Sandra A. M. Estatística e probabilidade: um estudo sobre a inserção desses conteúdos no ensino fundamental. Disponível em: <http:/dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/handle/1884/12350> Acesso em: 02 out. 2008.

HISTORICAL ASPECTS AND CONCEPT OF PROBABILITY AND STATISTICS

ABSTRACT

Studies of ancient civilizations reveal that even then there was some concern about the collection, analysis and dissemination of certain data, incurring including in decision-making of local governments. Today probability and statistics run almost together a very comprehensive field and that undoubtedly is inherent in the life of the vast majority of the world population.


Keywords: Statistics and probability; Comprehensive field; World population.

Nenhum comentário:

Postar um comentário