Fonte: Google Imagens |
A.
Tema
Desenvolvendo a socialização e a troca
de experiências numa turma de EJA Anos Finais (6º ao 9º Ano).
B.
Objetivos
·
Desenvolver a socialização entre as
diferentes faixas etárias de alunos de EJA Anos Finais (6º ao 9º Ano);
·
Oportunizar atividades integradoras visando à
troca de experiências, inclusive como recursos facilitadores de aprendizagem.
C.
Proposta de Trabalho
Primeiramente cumprimentar os
estudantes. Em seguida explicar como serão desenvolvidas as atividades no
decorrer da prática. Pedir atenção aos estudantes e explicar que nessa prática
primeiramente será feita uma atividade chamada “Repórter entrevista” (nessa
atividade serão formadas duplas através de sorteio pelo números de cada aluno
no caderno de chamada, sorteio esse realizado pelo(a) professor(a) por meio de
papeizinhos retirados de uma caixa de sapato; cada integrante da dupla fará
tanto o papel de “repórter” – que fará 05 (cinco) perguntas pré-elaboradas
(abaixo) e mais 03 (três) livres, onde as respostas serão anotadas nas folhas
com as respectivas questões entregues a cada aluno pelo(a) professor(a) –
quanto de “entrevistados” – que responderão as questões dos “repórteres”; orientar
os estudantes para escolherem questões livres que não constranjam os
“entrevistados”, dar exemplos hipotéticos; quando todos tiverem atuado em cada
papel, o(a) professor(a) irá chamar a atenção dos alunos para fazer uma
socialização, onde cada um irá ler a entrevista que fez com o colega; dizer que
cada um tem suas particularidades, preferências, e que todos devemos respeitar
o jeito de cada um, seu ritmo e suas características.
Questões
pré-elaboradas pelo(a) professor(a):
Nome do (a) entrevistado
(a):
1) Qual sua cor e time
preferidos?
2) Diga um momento
triste e outro feliz que você recorda ter passado e que marcaram em sua vida.
3) Diga um sonho que
pretende realizar, algo que queira muito.
4) Cite um defeito que
você entende que possui e que talvez precise melhorar nesse aspecto, e cite uma
qualidade que você entende que possui e que você e outras pessoas apreciam, ou
que você acha importante manter.
5) Qual sua atividade de
lazer preferida?
Logo em seguida o(a)
professor(a) explicará aos estudantes a próxima atividade, que se chama
“Adivinhe quem é” (explicar que a turma será dividida em dois grupos formados
pelos números dos alunos no caderno de chamada, ficando os de número ímpar no
Grupo A, e de número par no Grupo B, sendo a formação dos grupos regida pelo(a)
professor(a); cada grupo irá escolher um integrante que será vendado e ficará
encarregado de tentar reconhecer, através do tato, no tempo de 1 minuto, o nome
do colega integrante do grupo que está sentado na cadeira no centro da sala;
cada acerto vale 01 ponto e se alguém soprar ou se manifestar de forma a
favorecer qualquer adivinhação, perde 01 ponto para seu grupo; um grupo por
vez; quem estiver vendado só pode tirar a venda quando passarem todos os
companheiros de grupo; há uma única tentativa de dizer o nome de quem se está
querendo reconhecer, e o erro não perde ponto; vence o grupo que somar mais
pontos; depois de terminada a rodada, será escolhido outro do grupo para ficar
vendado, e assim por mais uma ou duas rodadas; por fim, na volta à calma, o(a)
professor(a) chamará a atenção dos alunos para socializar a atividade,
questionando sobre as dificuldades, importância dos sentidos, contato com as
pessoas, enfim; ao final,
despedir-se da turma).
Nenhum comentário:
Postar um comentário