sábado, 6 de junho de 2015

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Matemática - Pega varetas)

Fonte: Google Imagens


A. Tema
Trabalho lúdico com jogo Pega varetas.

B. Objetivos
·         Desenvolver habilidades motoras;
·         Oportunizar atividade lúdica e integradora, propiciando momento de lazer e recreação; Realizar cálculos de adição e subtração.

C. Proposta de Trabalho
Primeiramente cumprimentar os estudantes. Em seguida explicar como será desenvolvida a atividade no decorrer da prática. O(a) professor(a) pedirá atenção aos estudantes e explicará que nessa aula será feita uma atividade utilizando o jogo “Pega varetas” (pedir se os alunos já conhecem esse jogo, as regras, enfim, e após explicar como irá funcionar a dinâmica da atividade para aquele momento: dizer que serão formadas duplas, onde as mesmas deverão unir suas carteiras para poder jogar); em seguida o(a) professor(a) explicará que irá definir as duplas através do número do caderno de chamada (essa atividade usa por suposição uma turma com número par; por exemplo, se são 12 alunos, o número 1 irá formar dupla com o número 12, o número 2 com o número 11, e assim sucessivamente). Depois de formadas as duplas, o(a) professor(a) explicará as regras do jogo (dizer que o jogo possui 32 varetas, sendo que cada cor equivale a uma pontuação; escrever no lado esquerdo do quadro as cores e as respectivas pontuações, para que os alunos possam acompanhar na hora da contagem dos pontos: Amarela: 5 pontos; Verde: 10 pontos; Azul: 15 pontos; Vermelha: 30 pontos; e Preta: 100 pontos – os educandos não precisam copiar. Dizer que cada jogador deve, na sua vez, tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se mova. Quando houver erro (“mexer outra”), passa a ser a vez do próximo jogador; dizer que há uma vareta especial, a de cor preta, que quando apanhada pode ser utilizada para ajudar a retirar as demais; dar exemplo, fazendo uma jogada numa carteira para que todos vejam; dizer que o vencedor é aquele que conseguir mais pontos na soma das cores das varetas tiradas; perguntar se há dúvidas. Em seguida, a o(a) professor(a) explicará que cada aluno está recebendo uma folha de ofício, e que essa folha de ofício servirá para o aluno anotar a pontuação do jogo, e também para fazer alguns cálculos (explicar que cada aluno primeiramente identificará cada jogada: “JOGADA 1”, “JOGADA 2”, etc., e logo abaixo – tudo isso do lado esquerdo da folha – escreverá o seu nome e o nome do adversário, e ao lado de cada um anotará a respectiva pontuação; o próximo passo será anotar, logo abaixo, o nome do vencedor, ou seja, aquele que fez mais pontos: “VENCEDOR: FULANO”; em seguida, mais ao lado direito da folha, na mesma altura das anotações de cada jogada, cada aluno deverá montar um cálculo para descobrir a diferença de pontos entre ele e o adversário, e após armar outro cálculo para tirar a prova do anterior, para saber se fez a conta certa (questionar os alunos sobre que tipo de cálculo fazer: adição, subtração, enfim; logo após, fazer no quadro um exemplo completo de como preencher na folha de ofício tudo o que foi explicado; ser bastante detalhista nas explicações devido a possíveis dificuldades de noção de espaço na folha de ofício). Quando todas as duplas tiverem terminado as suas primeiras jogadas, cada aluno falará para o(a) professor(a) seu nome e seus respectivos pontos, sendo que o(a) mesmo(a) organizará os dados no lado direito do quadro, conforme os alunos fizeram na folha de ofício; a cada dupla anotada, o(a) professor(a) questionará no grande grupo quem da dupla foi o vencedor; após, o(a) professor(a) perguntará aos integrantes da dupla qual a diferença de pontos verificada por eles nos cálculos realizados na folha de ofício, e corrigirá no quadro, sendo que cada um da dupla irá ao quadro fazer um cálculo – um irá fazer o da diferença de pontos, e outro o da prova real (aproveitar para questionar aos estudantes sobre possibilidades com relação à diferença de pontos nas jogadas: “Quantas varetas verdes faltariam para o Fulano de Tal empatar o jogo? Quais varetas (cores) que o Beltrano precisaria, no mínimo, para vencer seu jogo?”). Depois de 5 jogadas, deixar os alunos jogarem livremente (pedir para os alunos colarem as folhas de ofício no caderno).


D. Procedimento avaliativo: A avaliação será feita durante a aula em diversos momentos, através da observação das ações e resultados: quando da manipulação das varetas, da interação durante os jogos, da correção dos cálculos no quadro.

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