Fonte: Google Imagens |
A.
Tema
Trabalho lúdico com jogo Pega varetas.
B.
Objetivos
·
Desenvolver habilidades motoras;
·
Oportunizar atividade lúdica e integradora,
propiciando momento de lazer e recreação; Realizar cálculos de adição e
subtração.
C.
Proposta de Trabalho
Primeiramente cumprimentar os
estudantes. Em seguida explicar como será desenvolvida a atividade no decorrer
da prática. O(a) professor(a) pedirá atenção aos estudantes e explicará que
nessa aula será feita uma atividade utilizando o jogo “Pega varetas” (pedir se
os alunos já conhecem esse jogo, as regras, enfim, e após explicar como irá
funcionar a dinâmica da atividade para aquele momento: dizer que serão formadas
duplas, onde as mesmas deverão unir suas carteiras para poder jogar); em
seguida o(a) professor(a) explicará que irá definir as duplas através do número
do caderno de chamada (essa atividade usa por suposição uma turma com número
par; por exemplo, se são 12 alunos, o número 1 irá formar dupla com o número
12, o número 2 com o número 11, e assim sucessivamente). Depois de formadas as
duplas, o(a) professor(a) explicará as regras do jogo (dizer que o jogo possui
32 varetas, sendo que cada cor equivale a uma
pontuação; escrever no lado esquerdo do quadro as cores e as respectivas
pontuações, para que os alunos possam acompanhar na hora da contagem dos
pontos: Amarela: 5 pontos; Verde: 10 pontos; Azul: 15 pontos; Vermelha: 30
pontos; e Preta: 100 pontos – os educandos não precisam copiar. Dizer que cada
jogador deve, na sua vez, tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma
das outras se mova. Quando houver erro (“mexer outra”), passa a ser a vez do
próximo jogador; dizer que há uma vareta especial, a de cor preta, que quando
apanhada pode ser utilizada para ajudar a retirar as demais; dar exemplo,
fazendo uma jogada numa carteira para que todos vejam; dizer que o vencedor é
aquele que conseguir mais pontos na soma das cores das varetas tiradas;
perguntar se há dúvidas. Em seguida, a o(a) professor(a) explicará que cada
aluno está recebendo uma folha de ofício, e que essa folha de ofício servirá
para o aluno anotar a pontuação do jogo, e também para fazer alguns cálculos
(explicar que cada aluno primeiramente identificará cada jogada: “JOGADA 1”,
“JOGADA 2”, etc., e logo abaixo – tudo isso do lado esquerdo da folha –
escreverá o seu nome e o nome do adversário, e ao lado de cada um anotará a
respectiva pontuação; o próximo passo será anotar, logo abaixo, o nome do
vencedor, ou seja, aquele que fez mais pontos: “VENCEDOR: FULANO”; em seguida,
mais ao lado direito da folha, na mesma altura das anotações de cada jogada,
cada aluno deverá montar um cálculo para descobrir a diferença de pontos entre
ele e o adversário, e após armar outro cálculo para tirar a prova do anterior,
para saber se fez a conta certa (questionar os alunos sobre que tipo de cálculo
fazer: adição, subtração, enfim; logo após, fazer no quadro um exemplo completo
de como preencher na folha de ofício tudo o que foi explicado; ser bastante
detalhista nas explicações devido a possíveis dificuldades de noção de espaço
na folha de ofício). Quando todas as duplas tiverem terminado as suas primeiras
jogadas, cada aluno falará para o(a) professor(a) seu nome e seus respectivos
pontos, sendo que o(a) mesmo(a) organizará os dados no lado direito do quadro,
conforme os alunos fizeram na folha de ofício; a cada dupla anotada, o(a)
professor(a) questionará no grande grupo quem da dupla foi o vencedor; após, o(a)
professor(a) perguntará aos integrantes da dupla qual a diferença de pontos
verificada por eles nos cálculos realizados na folha de ofício, e corrigirá no
quadro, sendo que cada um da dupla irá ao quadro fazer um cálculo – um irá
fazer o da diferença de pontos, e outro o da prova real (aproveitar para
questionar aos estudantes sobre possibilidades com relação à diferença de
pontos nas jogadas: “Quantas varetas verdes faltariam para o Fulano de Tal
empatar o jogo? Quais varetas (cores) que o Beltrano precisaria, no mínimo,
para vencer seu jogo?”). Depois de 5 jogadas, deixar os alunos jogarem
livremente (pedir para os alunos colarem as folhas de ofício no caderno).
D. Procedimento
avaliativo:
A avaliação será feita durante a aula em diversos momentos, através da
observação das ações e resultados: quando da manipulação das varetas, da
interação durante os jogos, da correção dos cálculos no quadro.
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