sábado, 6 de junho de 2015

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Matemática - Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão)


 
Fonte: Google Imagens
A. Tema
Trabalho lúdico com adição, subtração, multiplicação e divisão.

B. Objetivos
·         Exercitar o cálculo de adição, subtração, multiplicação e divisão;
·         Treinar cálculos mentais através de atividades lúdicas.
 
C. Proposta de Trabalho

            Primeiramente cumprimentar os estudantes. Em seguida explicar como será desenvolvida a atividade no decorrer da prática. O(a) professor(a) iniciará motivando os alunos, e em seguida pedirá que os alunos coloquem as carteiras e cadeiras de lado, deixando livre boa parte do espaço da sala de aula; depois dirá que será realizada uma atividade, a qual se chama “Toca campainha” (o(a) professor(a) formará duas equipes (A e B), com a mesma quantidade de integrantes, utilizando sorteio pelo número do caderno de chamada; em seguida explicará que as equipes ficarão em lados opostos da sala de aula, uma de frente para a outra – um participante do lado do outro, junto à parede, atrás de retas desenhadas no chão pelo(a) professor(a) com giz branco, e no centro da sala estará uma carteira com uma campainha em cima; o(a) professor(a) solicitará que os participantes respondam mentalmente pequenas operações matemáticas (15-9; 22+10; entre outras), sendo que um participante de cada equipe, por vez, e numa mesma ordem, competem entre si, sendo que, aquele que correr ao sinal “já” do(a) professor(a) e apertar primeiro a campainha, tem o direito de responder, ganhando um ponto para a sua equipe se acertar e, caso errar a resposta, o ponto vai para a equipe adversária; será disputada uma competição de melhor de três rodadas – uma rodada ocorre quando todos os integrantes da equipe participarem uma vez; a ordem da posição dos estudantes na fileira da sua respectiva equipe não pode ser alterada numa mesma rodada; a equipe que vencer duas rodadas é a vencedora; o(a) professor(a) auxiliará na organização e orientação das equipes durante a brincadeira, incluindo a anotação dos pontos; se alguém “soprar”, a equipe adversária também ganha um ponto; deverá haver silêncio durante a brincadeira; deverá haver repetição da pergunta se algum competidor sair antes do sinal do(a) professor(a). Por fim, o(a) professor(a) irá solicitar que os estudantes organizem as carteiras e voltem à calma; em seguida o(a) professor(a) questionará os estudantes sobre esta atividade (perguntar se gostaram da aula, se foi interessante, o que poderia melhorar). Ao final, agradecer e despedir-se dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário