A.
Tema
Trabalho lúdico com adição, subtração, multiplicação e
divisão.
B.
Objetivos
·
Exercitar o cálculo de adição, subtração,
multiplicação e divisão;
·
Treinar cálculos mentais através de
atividades lúdicas.
C.
Proposta de Trabalho
Primeiramente
cumprimentar os estudantes. Em seguida explicar como será desenvolvida a
atividade no decorrer da prática. O(a) professor(a) iniciará motivando os
alunos, e em seguida pedirá que os alunos coloquem as carteiras e cadeiras de
lado, deixando livre boa parte do espaço da sala de aula; depois dirá que será
realizada uma atividade, a qual se chama “Toca campainha” (o(a) professor(a)
formará duas equipes (A e B), com a mesma quantidade de integrantes, utilizando
sorteio pelo número do caderno de chamada; em seguida explicará que as equipes
ficarão em lados opostos da sala de aula, uma de frente para a outra – um
participante do lado do outro, junto à parede, atrás de retas desenhadas no chão
pelo(a) professor(a) com giz branco, e no centro da sala estará uma carteira
com uma campainha em cima; o(a) professor(a) solicitará que os participantes
respondam mentalmente pequenas operações matemáticas (15-9; 22+10; entre
outras), sendo que um participante de cada equipe, por vez, e numa mesma ordem,
competem entre si, sendo que, aquele que correr ao sinal “já” do(a)
professor(a) e apertar primeiro a campainha, tem o direito de responder,
ganhando um ponto para a sua equipe se acertar e, caso errar a resposta, o
ponto vai para a equipe adversária; será disputada uma competição de melhor de
três rodadas – uma rodada ocorre quando todos os integrantes da equipe
participarem uma vez; a ordem da posição dos estudantes na fileira da sua
respectiva equipe não pode ser alterada numa mesma rodada; a equipe que vencer
duas rodadas é a vencedora; o(a) professor(a) auxiliará na organização e
orientação das equipes durante a brincadeira, incluindo a anotação dos pontos;
se alguém “soprar”, a equipe adversária também ganha um ponto; deverá haver
silêncio durante a brincadeira; deverá haver repetição da pergunta se algum
competidor sair antes do sinal do(a) professor(a). Por fim, o(a) professor(a)
irá solicitar que os estudantes organizem as carteiras e voltem à calma; em
seguida o(a) professor(a) questionará os estudantes sobre esta atividade
(perguntar se gostaram da aula, se foi interessante, o que poderia melhorar).
Ao final, agradecer e despedir-se dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário