Fonte: Google Imagens |
Conteúdo
|
Objetivos
|
Estratégia
|
Recursos
|
Avaliação
|
Grandezas
e medidas (comprimento)
|
-
Realizar operações matemáticas diversas (adição, subtração, multiplicação e
divisão) a partir dos valores referentes às distâncias entre cidades do
Estado e do País fornecidas por programa gratuito da internet (Google Maps);
-
Exercitar a transformação de medidas de comprimento (km/m);
-
Perceber o uso do aparelho celular como ferramenta de promoção do
conhecimento.
|
Avisar
com antecedência aos estudantes que para esta atividade será utilizado o
telefone celular, por meio do qual será realizado acesso à internet. Iniciar a aula falando sobre
medidas de comprimento (metro e seus múltiplos e submúltiplos), e dizer que
nessa prática trabalharemos com cálculos envolvendo metro e quilômetro e suas
transformações; pedir para que os alunos liguem seus telefones e os conectem
à internet, acessando o Google Maps; no quadro, anotar as
atividades (situações-problema envolvendo exercícios onde os estudantes irão primeiramente
verificar através do referido programa a distância do nosso município para
municípios vizinhos, cidades polo, capital do Estado, capital federal, entre
outros, e em seguida irão fazer cálculos envolvendo transformação de
quilômetro para metro e vice-versa, e ainda adição, subtração, multiplicação,
divisão, dobro, triplo, metade, enfim, como por exemplo, quantos metros são
necessários para percorrer a distância de uma viagem de ida e volta da cidade
A para a cidade B? Depois de resolvidos os problemas propostos e feitas as
devidas correções, dar oportunidade para que os estudantes explorem outras
aplicabilidades do programa utilizado como ferramenta e, por fim, discutir e
socializar a prática, refletindo sobre o uso do celular como ferramenta
pedagógica em sala de aula; em seguida, solicitar que os estudantes desliguem
seus aparelhos.
|
- Aparelho celular;
- Caderno, lápis.
|
A avalição nesta aula será
contínua, através da observação do empenho, atenção e da realização das
atividades pelos estudantes, assim como da análise da participação dos mesmos
na socialização.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário