Fonte: Google Imagens |
* Tema: Descobrindo o número
* Objetivos:
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
- Exercitar cálculos de adição e multiplicação.
* Proposta de trabalho:
O professor pede que cada aluno escolha um número de 1 a 10, sem revelar qual escolheu, e então multiplique (cálculos no caderno) por 5, ao resultado some 6, ao resultado multiplique por 4, ao resultado some 9 e, por fim, ao resultado multiplique por 5. O resultado final obtido será informado ao educador, um aluno por vez; o professor "adivinha" o número que cada estudante escolheu da seguinte forma: o "segredo" é que os dois últimos algarismos do resultado informado sempre formarão 65. O professor então deixa-os de lado e, do número restante, subtrai 1. O resultado é o número escolhido.
Exemplo:
Número escolhido: 6
As operações: 6x5=30; 30+6=36; 36x4=144; 144+9=153; 153x5=765. Tirando o 65 do número 765 fica o 7, de onde se subtrai 1, ficando 6, que é o número escolhido.
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