segunda-feira, 2 de novembro de 2015

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (A partir do 5º Ano do Ensino Fundamental - Matemática - Raciocínio lógico, histórias matemáticas)

Fonte: Google Imagens
* Tema: Situações que envolvem soluções matemáticas

* Objetivos:

- Desenvolver o raciocínio lógico;

- Exercitar a interpretação de histórias matemáticas.

* Proposta de trabalho:

No quadro ou em folhas digitadas, propor que os estudantes resolvam as seguintes situações-problema:

a) Um grupo de dez pessoas é composto de dois avôs, duas avós, três pais, três mães, três filhos, três filhas, duas sogras, dois sogros, um genro, uma nora, dois irmãos e duas irmãs. Será possível?

R. O grupo é formado por dois meninos e duas meninas, com seus pais e mais os pais destes, isto é, os avós maternos e paternos das crianças.

b) Um grupo de homens foi a uma lanchonete. Eram dois pais e dois filhos. Cada um gastou R$ 5,00. Qual é a menor conta possível?

R. R$ 15,00, porque um dois pais era filho do outro.

c) Na família Oliveira, cada filha tem o mesmo número de irmãos e irmãs, e cada filho tem duas vezes mais irmãs do que irmãos. Quantos filhos e filhas há na família Oliveira?

R. Quatro filhas e três filhos.

d) Três homens querem atravessar um rio. O barco que possuem tem a capacidade máxima para 150 quilos. Eles pesam 50, 75 e 120 quilos. Como podem atravessar sem afundar o barco?

R. Primeiro vão os dois mais leves. Lá chegando, o barco volta com um deles. Então o mais pesado sobe sozinho e vai para o outro lado. O que estava lá volta, para buscar o que havia ficado.

e) Qual o peso de um peixe, se ele pesa 10 quilos a mais que a metade do seu peso?

R. 20 quilos.

f) Como tirar 1 de 19 e ficar com 20?

R. Tirando I de XIX = XX

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