Fonte: Google Imagens |
* Objetivos:
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Exercitar a interpretação de histórias matemáticas.
* Proposta de trabalho:
No quadro ou em folhas digitadas, propor que os estudantes resolvam as seguintes situações-problema:
a) Um grupo de dez pessoas é composto de dois avôs, duas avós, três pais, três mães, três filhos, três filhas, duas sogras, dois sogros, um genro, uma nora, dois irmãos e duas irmãs. Será possível?
R. O grupo é formado por dois meninos e duas meninas, com seus pais e mais os pais destes, isto é, os avós maternos e paternos das crianças.
b) Um grupo de homens foi a uma lanchonete. Eram dois pais e dois filhos. Cada um gastou R$ 5,00. Qual é a menor conta possível?
R. R$ 15,00, porque um dois pais era filho do outro.
c) Na família Oliveira, cada filha tem o mesmo número de irmãos e irmãs, e cada filho tem duas vezes mais irmãs do que irmãos. Quantos filhos e filhas há na família Oliveira?
R. Quatro filhas e três filhos.
d) Três homens querem atravessar um rio. O barco que possuem tem a capacidade máxima para 150 quilos. Eles pesam 50, 75 e 120 quilos. Como podem atravessar sem afundar o barco?
R. Primeiro vão os dois mais leves. Lá chegando, o barco volta com um deles. Então o mais pesado sobe sozinho e vai para o outro lado. O que estava lá volta, para buscar o que havia ficado.
e) Qual o peso de um peixe, se ele pesa 10 quilos a mais que a metade do seu peso?
R. 20 quilos.
f) Como tirar 1 de 19 e ficar com 20?
R. Tirando I de XIX = XX
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