quinta-feira, 4 de agosto de 2016

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (A partir do 3º Ano do Ensino Fundamental - Interdisciplinar)

Fonte: Google Imagens
* Tema: Memorizando



* Objetivos:

- Exercitar a memória visual através de atividade lúdica;

- Proporcionar atividade envolvendo conhecimentos sobre temas e áreas diversas.


* Desenvolvimento:

A atividade funciona como um jogo da memória. O professor deve selecionar certa quantidade de objetos, símbolos, enfim, itens relacionados com o conhecimento que se quer trabalhar (por exemplo, se a intenção é trabalhar os nomes de frutas, separar certa quantidade de frutas numa bandeja, ou providenciar uma cartolina com desenhos/imagens de frutas; aí o professor mostra para a turma por determinado tempo, de acordo com a quantidade de itens e a idade dos estudantes; depois de mostrar, o professor esconde os objetos, e aí os alunos terão certo tempo para escrever numa folha de ofício os nomes dos itens mostrados, ou pelo menos daqueles que se lembram; ao término do tempo estipulado, os estudantes escrevem seus nomes nas suas respectivas folhas e entregam ao professor, que faz a contagem: cada acerto vale um ponto; combinar certo número de rodadas - em cada rodada utilizar itens/conhecimentos diferentes para os alunos memorizarem; ao final, quem somar mais pontos vence). Sugestões de itens a serem memorizados: números, letras, palavras (relacionadas a classes gramaticais, por exemplo), nomes de cidades, países, estados, imagens de bandeiras de países, imagens de partes do corpo humano, imagens ou os próprios objetos com nomes que contenham x, ch, ss; objetos e utensílios diversos; também podem ser utilizados pequenos vídeos e pedir que os estudantes identifiquem particularidades, como por exemplo, os nomes de objetos ou de animais que apareceram, palavras ditas e quantas vezes isso aconteceu.

sábado, 2 de julho de 2016

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (A partir do 3º Ano do Ensino Fundamental - Interdisciplinar)

Fonte: Google Imagens
* Tema: O certo é o errado

* Objetivos:

- Estimular o raciocínio lógico;

- Exercitar conhecimentos sobre diversas áreas.

* Desenvolvimento:

Dividir a turma em duas equipes e formar duas fileiras, uma de frente para a outra. Cada equipe terá a sua disposição uma caixa com papeizinhos que contêm perguntas e as respectivas respostas (em cada rodada podem ser utilizadas perguntas sobre um tema específico, como por exemplo, capitais de países, ou temas diversos). Tira-se par ou ímpar para saber qual equipe começa; o primeiro da fileira iniciante tira uma pergunta e a faz para o primeiro da outra equipe, este que deve responder instantaneamente uma resposta errada, por exemplo: Se for perguntado qual a capital do Peru, ele não deverá responder "Lima", mas deverá responder uma capital qualquer de outro país, como por exemplo, "Tóquio"; se responder errado, sem titubear e dentro da mesma categoria, aquele que respondeu ganha ponto para sua equipe, caso contrário, o ponto vai para a equipe adversária. A rodada segue com a outra equipe fazendo a pergunta, e assim alternada e sucessivamente até que participem todos os componentes. Aquela equipe que somar mais pontos vence. Sugestões de temas e de perguntas: tabuada, somas, subtrações, divisões, se um número é par ou ímpar, se uma palavra é verbo, substantivo, adjetivo, nome próprio, capitais de estados, se um animal é vertebrado ou invertebrado, mamífero, réptil, etc.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (A partir do 2º Ano do Ensino Fundamental - Matemática - Números pares e ímpares)

* Tema: "Morto-vivo" da matemática.
Fonte: Google Imagens

* Objetivos:

- Exercitar conhecimentos relacionados a números pares e ímpares;
- Desenvolver atividades lúdicas envolvendo conhecimentos matemáticos.


* Desenvolvimento:

Os estudantes ficam dispostos lado a lado. A atividade é semelhante a brincadeira "morto-vivo"; o professor, aos invés de dizer "morto", diz um número ímpar qualquer, como por exemplo, "vinte e um", e os alunos devem se agachar; ao invés de dizer "vivo", o professor diz um número par qualquer, como por exemplo, "doze", e os estudantes devem ficar em pé; quem errar ou titubear sai da brincadeira, e vence aquele que permanecer por último.

sexta-feira, 11 de março de 2016

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (A partir do 2º Ano do Ensino Fundamental - Ed. Física)

Fonte: Google Imagens
* Tema: Pega a bandeira

* Objetivos:

- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Exercitar a corrida e a rapidez através de atividade lúdica.

* Desenvolvimento:

Estabelecer duas linhas paralelas com espaço de 20 metros entre uma e outra. Formar dois grupos de estudantes, os quais ficarão atrás das linhas, um de cada lado, em formação de fila, de frente uma para outra. Bem na metade, entre os dois grupos, estará colocada um bandeira (pode ser um vara ou mastro com um pano atado na ponta). O professor dá o sinal e o primeiro de cada fila sai correndo em direção a bandeira, com o objetivo de trazê-la para trás de sua respectiva linha sem ser tocado (aquele que não conseguir apanhar a bandeira corre atrás do que pegou com a intenção de tocá-lo). Aquele que conseguir ganha ponto para sua equipe; se for tocado pelo outro componente, o ponto vai para a equipe adversária; vence o grupo que somar mais pontos (Dica: para evitar de ser tocado, uma estratégia é parar em frente à bandeira e tentar "driblar" o oponente; por isso é interessante estipular um tempo para cada disputa).

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (A partir do 1º Ano do Ensino Fund. - Ed. Física - Espaço, direita e esquerda)

* Tema: Toma o posto
Resultado de imagem para brincadeira em círculo
Fonte: Google Imagens

* Objetivos:

- Desenvolver a noção de espaço e de direção (direita e esquerda);

- Exercitar a agilidade e destreza.

* Proposta de trabalho:

Os estudantes formam um grande círculo e cantam uma canção, batendo palmas. Um aluno fica do lado de fora, escolhe uma direção e contorna o círculo; num determinado trecho da música, pré-estipulado para a atividade, o aluno do lado de fora bate com a mão ou no ombro esquerdo ou no ombro direito do colega que estiver na sua frente naquele instante; este colega tem que correr por fora do círculo indo pelo lado contrário daquele em que foi batido no ombro: por exemplo, se foi batido no ombro esquerdo, tem que correr para o lado direito; já aquele que bateu no ombro, tem que correr pelo lado contrário do que o colega estiver indo; o objetivo dos dois é ser o mais rápido para chegar primeiro e tomar o posto de onde aquele que teve o ombro batido saiu; aquele aluno que não conseguir, segue a brincadeira contornando o círculo pelo lado de fora, e a atividade continua da mesma forma.

domingo, 10 de janeiro de 2016

SUGESTÃO DE ATIVIDADE (A partir do 1º Ano do Ensino Fundamental - Ed. Física - Equlíbrio, coordenação motora)

Fonte: Google Imagens
* Tema: Equilíbrio e Agilidade


* Objetivos:
- Desenvolver o equilíbrio e a agilidade;

- Trabalhar a coordenação motora e a concentração.


* Proposta de Trabalho:

Organizar os estudantes em círculo, todos em pé. Os participantes cantam uma cantiga escolhida para a brincadeira. O professor dá um objeto qualquer a um estudante, que deve ser passado de mão em mão, de forma muito rápida, sem parar. E em seguida vão sendo acrescentados outros objetos, com grau de dificuldade  de manipulação cada vez maior. O participante que deixar cair algum objeto sai de brincadeira. Vence aquele que permanecer por último sem derrubar nada.